Dica de Restaurante em Firenze!

Como eu falei nesse post aqui, uma das melhores coisas de se fazer na Itália é comer. Eat, eat, eat, hahaha. Um pouco óbvio talvez dizer isso, mas só estando lá pra ter mesmo a sensação dessa afirmação. Não existe gastronomia no mundo melhor do que a italiana. Cada prato lá é uma experiência divina. Sem exageros.

Na minha opinião os melhores restaurantes na Itália são os “escondidos”, longe da comoção turística, os lugares frequentados por pessoais locais. Pra encontrá-los a dica é andar e se perder nas esquinas e ruelas. São várias trattorias e cantinas espalhadas por cada canto e uma vai chamar sua atenção por ter a aparência autêntica. Em Firenze, me encontrei com uma amiga japonesa do meu intercâmbio pra Califórnia de 2008, a Yuko. Fomos jantar para comemorar o reencontro e andando sem rumo eu me deparei com o lugar perfeito!

Bem pertinho do brechó Epoca, a trattoria Antica Osteria 1 me chamou a atenção por ser “underground”, vi umas janelinhas do subsolo viradas para a rua e achei o clima bem italiano de raiz, decidi jantar por lá mesmo. Logo quando entramos fomos recepcionadas por uma senhora que não falava nada de inglês, com um cigarro na mão organizava o caixa enquanto falava com a gente em voz alta. Do lado dela uma menininha que parecia ser sua neta brincava no celular e a respondia sempre que perguntada alguma coisa. Andando pra lá e pra cá, uma moça bonita de avental vermelho organizava os clientes, falando um italiano atropelado. Ela nos sentou em uma mesa colada com outras, todo mundo juntinho no ambiente aconchegante.

Fiquei de frente pra cozinha e pude ver o cozinheiro dedicado preparando os pratos na maior calma; um cachorro, sentado lá dentro, o observava e ás vezes até andava pelo restaurante. Todo um clima caseiro. Percebi então que se tratava mesmo de um restaurante de família, cada um ajudando de uma maneira e trabalhando, conversando aquele italiano alto e sonoro enquanto serviam as mesas.

Pedi um risoto de Funghi, um dos meus pratos preferidos, que quis experimentar na sua versão original. Estava de lamber os dedos gente, muito saboroso! A Yuko pediu uma lasanha e adorou. De sobremesa, tiramisù é claro. O mais gostoso que comi na Itália.

Experiência incrível, comida incrível, cidade encantadora. Eu amo a Itália!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s