Dica de Firenze: Jóias Florentinas!

Como já falei nesse post aqui, além do couro, Firenze é a cidade para se comprar jóias, principalmente em ouro. Bem pertinho da Ponte Vecchio tem um monte de joalherias espalhadas, assim como pelos outros cantos da cidade. A variedade é infinita e tem muita chance de você – que como eu não está nadando em euros – achar alguma coisinha mais “em conta”. A dica é: vale muito a pena investir em três pecinhas de jóia em Firenze, os charm bracelets italianos, os nomination bracelets e o regional puzzle ring.

O Florentine Puzzle Ring é um anel da época renascentista, onde era usado como anel de casamento. É um anel quebra cabeça mesmo, composto de quatro, seis ou até doze anéis interligados, originados do anel gimmal, ou em português anel gêmeo. Segundo a história do puzzle ring, naquela época para trair seu cônjuge a pessoa tirava o anel, mas com um puzzle ring ele então seria incapaz de montá-lo novamente em tempo de evitar a descoberta. É bem difícil mesmo de juntar o anel se separado, mas caso você desmonte por acidente ou não, no youtube tem vários vídeos para ajudar a montá-lo novamente, e até alguns tutoriais com fotos explicadinhos. Algumas amigas minhas compraram esse anel em prata lá na Leonardo’s, loja que já falei sobre nesse post aqui. São lindíssimos, típicos da região, ótima lembrança da viagem e valem o investimento como jóia-comprada-na-europa-Ui!

Os charm bracelets italianos fazem história desde 1960 quando eles eram populares como pulseiras de relógio. Por volta de 1980, a produção cresceu e vários joalheiros e ourives reconheceram o potencial único deste tipo de jóias tornando até mesmo possível aos clientes personalizarem suas próprias jóias. Hoje, se tem várias empresas que produzem o “charm bracelet italiano”. Inclusive, uma marca de jóias nesse estilo (que foi até imitada pela Vivara naquela coleção fail “Life by Vivara”) é a dinamarquesa Pandora, que vale a pena comprar em Firenze porque é mais barato lá (me arrependi de não ter montado o meu primeiro charm bracelet personalizado lá, mas fiquei na vontade e acabei comprando um Pandora depois aqui mesmo em BsB).

Um outro bracelete italiano famoso é aquele de juntar os quadradinhos sabe? Que no Brasil a versão lisa em bijuteria foi febre uma época aí. Ele se chama Italian Bracelet, e em Firenze é a jóia “típica” para se comprar é a versão dele chamada nomination bracelet, que pode ser personalizada de acordo com seus gostos. Um que faz muito sucesso pra quem faz eurotrips – e um pessoal da minha excursão pela Itália comprou – é o nomination bracelet com os países que que você já visitou. Funciona da mesma forma da Pandora, você compra separadamente os charminhos que completam a pulseira, incluindo o seu país de origem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s